Matéria Fotografe Melhor – Victor Chahin

25 de março de 2020

materia-foto

Por Érico Elias – Revista Fotografe Melhor Edição 280

Uma viagem de colégio despertou no então pré-adolescente Victor Chahin para a fotografia de natureza. Ele tinha 12 anos de idade e foi introduzido à prática de observação de aves por um professor de Biologia (veja box). Animado com a experiência, passou a observar com mais atenção a paisagem de sua cidade natal, São Paulo (SP), e descobriu que, mesmo em um ambiente urbano densamente povoado, a natureza é uma presença constante.

Aos 13 anos, Chahin viajou com a família para Manaus (AM).
Hospedados no renomado hotel de selva Ariaú, atualmente desativado, decidiram fugir das atrações turísticas convencionais e contrataram um guia para fazer incursões na floresta. Como resultado dessa viagem, o candidato a fotógrafo reuniu as melhores imagens em um fotolivro (ele mesmo diagramou e imprimiu em loja de shopping) que, por meio de um amigo em comum, acabou caindo nas mãos de Araquém Alcântara.

O olhar treinado de um dos maiores fotógrafos de natureza do Brasil detectou no material um talento potencial. Ali começou uma relação de amizade e orientação. Araquém convidou Chahin a participar de um workshop realizado na Serra do Amolar, uma das regiões mais isoladas e belas do Pantanal.

Durante a viagem, Chahin fotografou pela primeira vez uma onça-pintada e passou a ter contato com outros temas da fotografia de natureza, para além da observação de aves.

A participação de Chahin em outros workshops de Araquém ao longo dos anos seguintes permitiu uma aproximação entre mestre e aprendiz. Em 2013, com 17 anos, o adolescente fez a primeira exposição individual, no Palácio da Polícia de Santos (SP), com curadoria de Araquém. No ano seguinte, ingressou na graduação em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. O curso permitiu agregar senso crítico ao olhar do fotógrafo de natureza. Como trabalho de conclusão, Chahin produziu o livro Mata Atlântica, o Massacre, publicado em 2017. Matéria completa disponível no site da revista Fotografe Melhor.